A manutenção corretiva remota é comumente questionada a respeito de sua efetividade e resolutividade. E, muitas vezes, a falta de confiança neste tipo de atendimento à distância faz com que o responsável pelo equipamento solicite a presença do especialista, de qualquer forma.

 

A realidade é que a manutenção remota, se realizada de forma que haja solução do problema, evita tempo de equipamento parado. Uma vez que, quando um especialista é deslocado para atendimento presencial, o equipamento deve ser desativado para que seja realizado um diagnóstico mais criterioso e preciso. Na maior parte das vezes, isso demanda algumas horas de trabalho.

 

Em outros casos, não há possibilidade de esperar pelo tempo de deslocamento do especialista, seja para evitar a perda da otimização da agenda ou, até mesmo, por ser realizado fora do horário comercial. Nestas situações, quando a própria clínica ou hospital tem a disponibilidade de um profissional minimamente capacitado, este pode realizar as correções ou ajustes necessários com o auxílio de um especialista por telefone ou videoconferência.

 

O Hospital Português, de Salvador, Bahia, passou por uma situação onde o atendimento remoto da Invita Medical foi essencial para o bom andamento de um tratamento específico realizado fora do horário comercial. «Estávamos trabalhando à noite, tratando um paciente especial, quando o equipamento perdeu a calibração por uma variação de tensão. Entramos em contato com o engenheiro e, mesmo à distância, ele nos acompanhou detalhadamente, passo a passo, para recalibrarmos o equipamento, e o paciente não perdeu o seu tratamento”, conta Dr. Edimário Costa, físico médico do Hospital.

 

Quando o especialista tem experiência e profundo conhecimento da tecnologia do equipamento, pode, sim, guiar procedimentos mais simples, à distância. Da mesma forma, consegue identificar, também remotamente, quando o equipamento demanda uma manutenção presencial ou análise para possível troca de peças.

 

Felizmente, a tecnologia da informação e os avanços nas telecomunicações, cada vez mais, possibilitam uma comunicação fluída e sem ruídos, e viabilizam este tipo de atendimento de forma efetiva e segura.